REVISTA DE CRIMINOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
http://www.rcc.periodikos.com.br/about
REVISTA DE CRIMINOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

Sobre a Revista

A REVISTA DE CRIMINOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS (RCC), periódico científico editado pelo Grupo de Estudos em Criminologias Contemporâneas (GECC), tem como principal função comunicar, da forma mais ampla possível, o resultado de pesquisas nas áreas das ciências criminais (direito penal, processo penal e criminologia), abrangendo temas contemporâneos referentes ao crime, ao criminoso, à violência, à vítima, ao controle social e ao dano social.
Como um trabalho voluntário executado por membros e parceiros do GECC, a RCC executa uma prestação de serviço gratuito voltado a pesquisadores, estudantes e profissionais, sendo o compromisso final garantir acesso amplo e atualizado ao conhecimento gerado. As publicações da RCC visam a democratizar o acesso ao conhecimento, sendo, portanto, de conteúdo livre, online e gratuito.

Foco e escopo

A RCC publica artigos de desenvolvimento teórico ou pesquisa teórico-empíricas, além de ensaios e resenhas nas áreas das ciências criminais (direito penal e direito processual penal e criminologia). Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são aceitas, visando o caráter interdisciplinar, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas. Os artigos devem abordar questões contemporâneas de importância regional e/ou global que tragam contribuições inéditas e garantam o debate para novas teorias, estudos, pesquisas ou políticas criminais. Manuscritos que apresentem conteúdo inconclusivo e que reforcem a necessidade de novos estudos também são bem-vindos.

Público-alvo

Estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de foco e escopo da revista.

Requisitos

Artigos teóricos, teórico-empíricos, ensaios e resenhas enviados à RCC devem ser inéditos e não estar em avaliação para publicação em outro periódico ou veículo de divulgação. Artigos completos publicados em anais de congresso, por serem considerados working papers (trabalhos em andamento) podem ser submetidos desde que informados aos editores e estejam finalizados em algum dos formatos aceitos pela revista. Os manuscritos submetidos à RCC devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Periodicidade

Semestral, com possibilidade de edições extras.

Avaliação

Os manuscritos submetidos à avaliação para a RCC passarão por uma análise inicial pelos editores para verificar a aceitabilidade e cumprimento dos pré-requisitos de submissão (desk review). Se os manuscritos estiverem de acordo com as exigências editoriais passará para a avaliação cega dos pares (double-blind review). Quaisquer referências de identificação aos autores devem ter sido removidas antes do envio. Se o manuscrito for encaminhado para o processo de avaliação cega dos pares, os arquivos sem identificação dos autores serão enviados a dois revisores com experiência relacionada ao tema do trabalho. Os revisores fornecerão relatórios orientando os editores para o aceite do trabalho. Se os revisores não fornecerem respostas consistentes, os editores tomarão uma decisão baseada nos relatórios dos revisores ou enviarão o artigo para um terceiro revisor. A revista notificará o autor de sua decisão de aceitar, aceitar com alterações e/ou restrições ou rejeitar o artigo. A aceitação de artigos geralmente depende de fazer alterações de acordo com os comentários do revisor. Após a aceitação, o artigo será submetido a revisão gramatical, verificação de formatação, diagramação e, em seguida, atribuído a um volume e edição para aguardar publicação online. O prazo de avaliação será de 90 dias corridos.

Direitos Autorais

Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro periódico. Ao autorizarem a publicação do artigo na REVISTA DE CRIMINOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito Após o aceite, os autores devem assinar o termo autorizando a RCC o direito de primeira publicação do manuscrito. Os autores mantém o direito autoral irrestrito sobre a obra.

Política de acesso livre

A RCC cumpre todos os requisitos de política de acesso livre do DOAJ (Directoty of Open Acess Journals).Todo o conteúdo do periódico está sob Licença Creative Commons (CC-BY-NC-CA 4.0).

Licença Creative Commons

Indexadores

 

RCC

Share this page
Page Sections